Buscar
  • Gabriela Salim

REPOUSO OU EXERCÍCIO?

Atualizado: 29 de Jun de 2020

O que é indicado em pacientes com Osteoartrose?


A resposta certa: Nenhum dos dois ou um pouco dos dois...

Quanto maior o desconforto que seu animal têm, provavelmente maior será sua relutância em fazer atividades. Com a chegada da idade avançada ou de qualquer problema de saúde que gere desconforto, os animais, assim como nós, tendem a evitar movimentos e exercícios que possam aumentar esse desconforto.

Os cães são muito emotivos e se animam com facilidade, basta você pegar a bolinha que eles já estão correndo por ai, correm como se não estivessem sentindo nada, porém depois que o corpo resfria, as dores voltam e bem intensas, provavelmente nos próximos dias eles farão um grande repouso. Por este motivo, exercícios intensos como correr no parque, nadar na praia ou correr por horas atrás da bolinha, não são indicados. Devemos respeitar as limitações dos nossos pets e não incentiva-los a passar do limite saudável.

Pacientes com osteoartrose devem ter uma ótima condição física, devem se manter magros e fortes, facilitando suas atividades do cotidiano. Para isto devemos manter uma rotina de exercícios regulares.

Estes exercícios devem ser individualizados de acordo com a condição física e necessidade de cada animal. Exercicios muito intensos ou mau executados podem desencadear uma crise ou piora dos sinais clínicos.

Se você não tem tempo para manter exercícios regulares, ou não sabe quais exercícios deve manter em cada fase de vida, procure orientação.


Atenção: Praticar exercícios somente aos fins de semana provavelmente deixará seu cão mais rígido e dolorido.


Procure orientação antes de começar.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo