Buscar
  • Gabriela Salim

OBESIDADE. Como o sobrepeso afeta as articulações.

Atualizado: 26 de Jun de 2020

Seu animal está acima do peso?


A obesidade é uma doença relacionada ao acúmulo de gordura corporal e sua frequência pode atingir mais de 50% dos cães e gatos. O animal é considerado obeso quando seu peso atual excede 20% seu peso ideal.

O sobrepeso é extremamente maléfico aos cães, principalmente aos animais idosos e com problemas articulares. A obesidade apresenta muitas consequências clínicas que irão diminuir a qualidade de vida do animal.

Com a chegada da “terceira idade”, os cães, assim como nós, tendem a ter uma perda gradativa da massa muscular, seus músculos vão perdendo volume e força, aos poucos as patas vão ficando mais flácidas e é cada vez mais difícil manter os exercícios básicos do dia a dia.


A obesidade pode piorar ou resultar em Osteoartrose devido às forças excessivas que ocorrem sobre as cartilagens e articulações. Além disso, o tecido adiposo é reconhecido como sendo metabolicamente ativo e pro-inflamatório pela ação de diversos hormônios, isso quer dizer que o tecido adiposo poderá contribuir em um processo inflamatório crônico e consequente dor crônica.


Caso você não consiga manter a condição corporal adequada do seu cão, procure orientação. Muitas vezes não é fácil manter o controle da saciedade. Para isto existem rações e alimentos adequados para cada fase do emagrecimento.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo