CONTROLE DE PESO E DIETA

Controle de peso e dieta - A obesidade é uma doença relacionada ao acúmulo de gordura corporal e sua frequência pode atingir mais de 50% dos cães e gatos. O animal é considerado obeso quando seu peso atual excede 20% seu peso ideal.

O sobrepeso é extremamente maléfico aos cães, principalmente aos animais idosos e com problemas articulares. A obesidade apresenta muitas consequências clínicas que irão diminuir a qualidade de vida do animal.

controle de peso e dieta.jpeg
VHN-WEIGHT_MANAGEMENT-SATIETY_SMALL_DOG_
VHN-WEIGHT_MANAGEMENT-SATIETY_CAT_DRY-co

SATIETY SMALL DOG é um alimento coadjuvante indicado para cães de pequeno porte (ate 10 kg), com o objetivo de auxiliar no controle de peso proporcionando uma sensação de saciedade devido ao alto conteúdo de proteínas e fibras.

SATIETY FELINE é um alimento coadjuvante indicado para gatos, com o objetivo de auxiliar no controle de peso proporcionando uma sensação de saciedade devido ao alto conteúdo de proteínas e fibras.

A obesidade pode resultar em OA devido as forças excessivas sobre as articulações e cartilagem articular, que pode levar à inatividade e consequente maior ganho de peso, gerando assim um ciclo vicioso. Além disso, o tecido adiposo é reconhecido como sendo metabolicamente ativo e pró-inflamatório, principalmente pela ação de hormônios como, leptina e adiponectina e de proteínas (adipocininas), portanto, a obesidade pode contribuir para a ocorrência de inflamação. Vários estudos demonstram uma relação entre obesidade e OA, sendo que pacientes predispostos devem ser monitorados por toda a vida e os tutores devem receber orientação quanto a isso.

A prioridade para o tratamento de um paciente com osteoartrose é mantê-lo no escore corporal adequado para o porte do animal. Portanto, é extremamente importante controlar e limitar a ingestão calórica. Todo protocolo de dieta deve ser restritivo a quantidade de calorias ingeridas, entretanto, os tratamentos devem ter a parceria com os tutores e restrições extremas podem levar a falha na gestão do tratamento. O uso de snack com propriedades terapêuticas são uma excelente escolha para manter a interação entre animal/tutor e manter o uso da medicação diária.

Nos dias atuais existem muitas indústrias de alimentos que desenvolveram rações de alto padrão para o emagrecimento adequado e totalmente balanceado, o que diminui os riscos de falha no balanço energético durante o tratamento. Cabe ao médico-veterinário realizar prescrições individualizadas de acordo com o escore corporal desejado de cada paciente. Durante este processo, a escolha da ração e seguir as recomendações de volume diário de alimento, resultam em resultados satisfatórios para o emagrecimento.