TRATAMENTO  

MULTIMODAL DA OA

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades.

 

TRATAMENTO DA OA

O tratamento multimodal da OA é geralmente instituído utilizando o manejo conservador e eventualmente procedimentos cirúrgicos. Por tratar-se de uma doença crônica e debilitante, acometendo muitas vezes mais de uma articulação,  seu tratamento requer atenção por um longo período e a instauração de um tratamento multimodal proporciona um melhor resultado, o mesmo é composto por inúmeras terapias concomitantes, tais como: anti-inflamatórios, analgésicos, controle de peso (dietoterapia), nutracêuticos, suplementos alimentares e fisioterapia. O intuito do tratamento conservador é melhorar a dor e reestabelecer a função da articulação. Outra alternativa é a utilização de procedimentos invasivos como cirurgias, que em sua grande maioria, servem para melhorar a condição articular ou substituir parcial / integralmente os ossos envolvidos, como por exemplo a prótese total de quadril para pacientes portadores de displasia do quadril.

Didaticamente é possível criar uma pirâmide da OA que demonstra como deve ser preconizado o tratamento da OA e a relação do número de pacientes e suas respectivas condutas terapêuticas.  

Pirâmide da OA

PIRAMIDE.jpg