FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades. Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

 

FISIOTERAPIA

A reabilitação física é uma modalidade de tratamento de lesões utilizando agentes físicos, tais como calor, frio, água, som, eletricidade, massagem, hidroterapia e exercício. Seus benefícios resultam no aumento do fluxo sanguíneo e linfático da área afetada, atenuando a inflamação, prevenindo e minimizando a atrofia muscular, evitando a contração periarticular e fornecendo efeitos positivos para o paciente e proprietário.

A fisioterapia auxilia na redução da dor, controla a inflamação, melhora a força e o contrapeso, aumenta a amplitude do movimento, impede o espasmo muscular e ajuda na restauração da função normal do membro.

A prática de acupuntura também possui boa aplicabilidade em pacientes com OA, caracterizando-se como um tratamento adjuvante em pacientes com restrição ao uso de fármacos.

Sabe-se que nos últimos anos os animais estão deixando a posição de animais de estimação e estão sendo vistos como verdadeiros membros da família, isto fez com que ocorresse uma grande modificação em seus hábitos, sendo hoje mais humanizados, porém nossa anatomia e biomecânica são muito diferentes e estes hábitos como subir em camas e sofás, escorregar em pisos lisos, ficar em posições de treinamento inadequadas, entre outras coisas, fez com que aumentasse e/ou agravasse o número de doenças ortopédicas já conhecidas. Esta modificação no tratamento com os animais faz com a fisioterapia veterinária ganhe cada vez mais espaço entre as especialidades.

fisio-paciente.jpg

A fisioterapia tem como meta restaurar, manter e promover a melhora no funcionamento, na forma, bem-estar e qualidade de vida quando relacionados a desordens de movimento e saúde. Em cães, a fisioterapia pode fazer parte do tratamento de pacientes durante a recuperação de procedimentos cirúrgicos ortopédicos, programas de monitoramento de perda de peso, fortalecimento de grupos musculares específicos e pode ajudar a tratar condições crônicas.

Após exame completo do paciente planejamos o tratamento do nosso paciente, sendo que cada protocolo deve ser único e personalizado de acordo com as necessidades do paciente e das metas pré-estabelecidas.

Modalidades Terapêuticas:

Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.