top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriela Salim

Fisioterapia em animais.

Atualizado: 28 de jun. de 2020

Como é realizada e como pode ajudar?


O princípio da fisioterapia em pets é o mesmo da fisioterapia humana. Ela começou a ser utilizada na década de 70 com animais de grande porte, como os cavalos. A cada ano as técnicas fisioterápicas vão evoluindo e a cada dia temos melhores resultados.

Diferente da fisioterapia humana, não existe a profissão de fisioterapeuta animal. Para realizar esta técnica em pets, o profissional deve ser formado em medicina veterinária, desta forma são considerados fisiatras, médicos que trabalham na área de reabilitação animal.

A fisioterapia em animais é indicada para animais que sofrem de doenças ortopédicas, neurológicas, musculares, animais com sobrepeso, assim como em processos transitórios como pós operatórios ou definitivos como em animais paraplégicos.

A fisioterapia e as terapias complementares terão um papel fundamental no controle da osteoartrose, na melhora da condição física e diminuição das dores crônicas.

Dentro da fisioterapia, existem muitas técnicas e são utilizados diversos aparelhos diferentes conforme a necessidade de cada paciente e a metodologia do profissional, porém o objetivo será o mesmo, a diminuição dos processos inflamatórios, retardo das doenças progressivas, diminuição da dor e a melhora da condição corporal que irá implicar na diminuição da gordura corporal e fortalecimento dos principais músculos através de exercícios acompanhados.


Os exercícios serão personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente. Para isto, são utilizados exercícios com auxilio de bolas de pilates, obstáculos, exercícios aquáticos, alongamentos, entre outros.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page