FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades.Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

 

ELETROTERAPIA

A eletroterapia é uma modalidade que consiste na aplicação de uma corrente elétrica, de baixa a média frequência (<250Hz), com a função de estimular o nervo sensorial ou motor, resultando na redução de dor ou estimulação da contração muscular.  As duas formas mais utilizadas de eletroterapia são estimulação elétrica funcional (FES) e estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)

TENS

O QUE É?  

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation -TENS) é um tipo de eletroestimulação de fibras nervosas sensíveis, motoras e autônomas buscando essas vias para produzir eletro-analgesia.

tenss.png

COMO FUNCIONA?  

O efeito analgésico da TENS é explicado pela teoria das comportas, onde ocorre uma inibição pré-sináptica de interneurônios no corno dorsal da medula espinhal, e pela produção de opióides endógenos por parte do sistema nervoso central. O TENS induz um efeito analgésico por promover uma estimulação de nervos periféricos, especificamente nas fibras proprioceptivas. A produção de endorfinas pode aumentar com a estimulação elétrica.

O Tens pode ser utilizado da forma convencional, modo Burst ou em pontos de acupuntura. Na forma convencional, seu efeito para analgesia será imediato porém de curta duração, já no modo burst sua duração pode ser de até 8 horas. Sua aplicação deve ser de no mínimo 20 minutos para ter o efeito desejado, e os eletrodos devem estar bem posicionados, preferencialmente em áreas com tricotomia e gel para a indução.

QUANDO É INDICADA?

O Tens é indicado para alívio de dores agudas ou crônicas, em pós cirúrgicos, contraturas musculares, hérnias de disco, memória de dor, artroses, dores tendinosas, musculares ou articulares.

CONTRA INDICAÇÕES

Não deve ser utilizado sobre útero gravídico, seios carotídeos, em áreas abertas e nunca deve ser associado a terapias com calor.

FES

O QUE É?  

Estimulação Elétrica Funcional ( Functional Electrical Stimulation -FES) é uma corrente alternada de baixa frequência aplicada através da fixação de eletrodos sobre a pele do paciente, com a função de resgatar fibras musculares.

fundo cinza2.jpg

COMO FUNCIONA?  

As fibras musculares podem ser contraídas de forma consciente (voluntaria) ou automática, através do nosso sistema nervoso central. Com o uso das correntes elétricas podemos ativar artificialmente as fibras musculares através dos nervos periféricos que suprem os músculos. A corrente FES irá provocar contrações musculares e, a partir do estímulo, tratar e reabilitar lesões musculoesqueléticas.

QUANDO É INDICADA?

Pode ser utilizada para ajudar no fortalecimento de músculos sadios auxiliando na hipertrofia, porém, na reabilitação é muito utilizado em lesões nervosas, paralisias, atrofias musculares e neuropatias.

CONTRA INDICAÇÕES

É contraindicado em feridas abertas, peles com sensibilidade, áreas de necroses ou deficiências vasculares, sobre seios carotídeos e útero gravídico.