FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades.Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

 

OZONIOTERAPIA

O QUE É?  

Ozonioterapia é um tratamento onde se utiliza um gás formado a partir do oxigênio (O2) com mais um átomo de oxigênio, formando o O3 (ozônio). Seu uso para fins medicinais tem diversos benefícios para saúde.

ozonio.jpg

COMO FUNCIONA?  

A terapia com ozônio tem como principal função regular todos os processos patológicos do nosso corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas no caso de infecções, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para melhorar diversos problemas de saúde. Na reabilitação, a ozonioterapia irá auxiliar combatendo os processos inflamatórios, diminuindo dores e estimulando a produção de algumas células importantes para regeneração de cartilagens e diminuição de processos degenerativos.

O ozônio desencadeia uma série de mecanismos que levam à normalização da oferta de oxigênio, ou seja, pode corrigir doenças ligadas à isquemia, infecções, retardo na cicatrização e estresse oxidativo.

Na osteoartrose, o ozônio irá ativar o metabolismo celular, induzir a síntese de enzimas antioxidantes, reduzir a síntese de prostaglandinas, diminuir a inflamação e dor, melhorar o funcionamento do sistema reduzindo o estresse oxidativo, e aumentar o suprimento de oxigênio tecidual através de vasodilatação e estímulo angiogênico.

ozonioterapia1.JPG

QUANDO É INDICADA?

É indicado para animais com problemas de pele, problemas circulatórios, dores crônicas, doenças degenerativas, problemas ortopédicos e neurológicos, hérnias de discos, ajuda a melhora da imunidade, idosos, etc..

A aplicação pode ser realizada por diversas vias, entre as vias mais utilizadas estão a via subcutânea, intramuscular e intra-articular. A aplicação por estas vias é muito utilizada na reabilitação para proporcionar efeito anti-inflamatório e cicatricial em problemas locomotores. O ozônio também é muito utilizado por via sistêmica, onde podemos fazer a insuflação retal do gás, hemoterapia ou aplicação de fluido ozonizado por via intravenosa, estas vias irão trazer muito benefícios além das propriedade anti-inflamatórias, como a produção de antioxidantes e melhora do sistema imune. Podemos aplicar de forma tópica através de óleos e cremes ozonizados ou deixando o gás circular através de uma bolsa plástica na área afetada (in bag), estas vias são muito utilizadas para problemas de pele e para a cicatrização de feridas.

CONTRA INDICAÇÕES

Não deve ser utilizado sobre placas metálicas, infecções, hemorragias ativas, tumores, cadelas prenhes, tromboses, etc..