FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades. Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

 

ULTRASSOM TERAPÊUTICO

O QUE É?  

É um aparelho que produz ondas sonoras a partir de oscilações mecânicas ou cinéticas produzidas por um transdutor. Estas ondas sonoras, ultrassónicas, de alta frequência e de natureza longitudinal, serão aplicadas sobre o corpo/membro obtendo um efeito terapêutico.

sonopulse_edited.jpg

COMO FUNCIONA?  

O ultrassom pode causar efeitos térmicos e atérmicos (mecânicos), dependendo da frequência de emissão escolhida. Os efeitos térmicos (ondas contínuas) incluem aumento do fluxo sanguíneo e atividade celular, alivio dar dor, relaxamento muscular, diminuição de espasmo muscular, diminuição de rigidez muscular e drenagem de edemas frios. Estes efeitos térmicos ocorrem pela agitação dos líquidos e moléculas intersticiais no modo contínuo.

ultrasom2.png

Os efeitos mecânicos (modo pulsado), incluem aumento da permeabilidade celular e retorno venoso e linfático, favorecendo absorção de edemas quentes, estimulação da atividade fibroblástica e consequente aumento da cicatrização de tecidos musculares e ósseos. Neste modo, não há grande aquecimento, pois, sua frequência é pulsada, permitindo intervalos entre os impulsos para que ocorra o resfriamento dos tecidos. Este modo é recomendado para estimular a cicatrização de feridas e a consolidação óssea. Em fraturas recentes o uso do ultrassom pode reduzir o tempo de consolidação em 30% ou mais. O grau de penetração nos tecidos, também pode ser escolhido através da frequência podendo variar de 2 a 5 cm de penetração. A maior frequência será absorvida de forma mais rápida, sendo assim a profundidade de penetração é inversamente proporcional à frequência. Ultrassom de 3MHz irá ter uma penetração de até 3 cm enquanto que o ultrassom de 1MHz poderá chega a 5cm de profundidade.

QUANDO É INDICADA?

É indicado em contraturas musculares, edemas de membros, traumatismos de tecidos ósseos, articulares e musculares, luxações, fraturas, espasmos musculares e fibroses.

CONTRA INDICAÇÕES

Seu uso é contraindicado em feridas abertas e sobre útero gravídicos.

ultrassom2.jpg