FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades.Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

 

FISIOTERAPIA

MODALIDADES TERAPÊUTICAS

A osteoartrose é considerada uma doença multifatorial, assim, para obter sucesso no seu tratamento/controle é necessário compreender e aplicar um tratamento multimodal, gerenciando cada fase da doença e adequando as etapas do tratamento. Aqui você encontrará todas as modalidades para um tratamento de excelência, desde o tratamento mais invasivo, com a revisão de técnicas cirúrgicas, como tratamento conservador, entendendo o mecanismo de cada uma das modalidades. Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

Avaliação do Paciente

Para iniciar um tratamento fisioterápico é necessária uma avaliação geral do paciente. Na maioria dos casos, o paciente é encaminhado para o tratamento de um problema especifico (como um problema locomotor em um dos membros), porem todo problema ortopédico acarreta na alteração da postura e consequente sobrecarga de outros membros, sendo assim, é importante uma avaliação completa do paciente, para que possamos tratar, não somente o membro afetado, mas também membros que podem estar sofrendo sobrecarga.

Pontos importantes na avaliação:

Anamnese completa

Uma anamnese completa é muito importante na formulação do protocolo de tratamento. Devemos estar atentos aos hábitos de vida, ambiente onde vive, rotina de exercícios, dieta, doenças previas, uso de medicamentos,etc. O ajuste destes fatores será nosso aliado para uma boa resposta ao tratamento.  

 

 

Clique no ícone ao lado para baixar a ficha de anamnese

 Análise do animal em estação:

O paciente em estação facilita a comparação dos membros quanto a atrofias e hipertrofias musculares, alterações posturais, alterações de conformação, assimetrias musculares e alterações de deambulação. 

foto 1.jpg

Análise do animal em movimento

A análise da marcha durante o passo, trote e galope, analise de alterações de centro de massa, flexão e extensão de membros, movimento de coluna, alterações proprioceptivas, serão importantes tanto no auxilio do nosso diagnóstico quanto na formulação de um protocolo de exercícios, avaliando a necessidade de exercícios que melhorem amplitude de movimento, força ou estimulo da propriocepção  

Exame clínico completo

Exame ortopédico deve abranger TODAS as articulações do paciente, inicando sempre pelas extremidades dos membros, a análise da musculatura deve ser minunciosa tentando identificar possíveis pontos de tensão, dor, atrofia ou hipertrofia e rigidez muscular. Também deve ser realizada a  análise da condição corporal e realizado exame neurológico. Todas as articulações devem ser estendidas e flexionadas, abduzidas e aduzidas, realizar movimentos de lateralidade, cizalhamento, pronação e supinação quando possíveis, e os ossos devem ser palpados profundamente.

analise do movimento.jpg

Após exame completo do paciente planejamos o tratamento do nosso paciente, sendo que cada protocolo deve ser único e personalizado de acordo com as necessidades do paciente e das metas pré-estabelecidas.

Modalidades Terapêuticas

Existem diversas modalidades terapêuticas que podem ser empregadas para o alívio da dor, diminuição dos processos inflamatórios e retardo de doenças progressivas degenerativas.

Clique  baixo para saber mais sobre cada uma das modalidades: